Yo-ho-ho e uma Garrafa de Rum

Pirataria sai caro? Sim, lhe explico o porquê sem lição de moral.

           Recentemente comentei com alguns colegas de trabalho que Smallville está na minha lista de séries/filmes/quadrinho/livros pra comprar. A maioria disse que era mais barato eu baixar, porque comprar algo que só irei ver poucas vezes não valia a pena.
           Escutei-os, procurei os episódios pra baixar e logo encontrei RMVBs e AVIs, legendados e dublados, em vários blogs e fóruns todos armazenados no megauploud ou rapidshare. Prezo pela qualidade, logo procurei em HD ou no mínimo 480p. Com taxa de 480p cada episodio em dual áudio o tamanho do arquivo é de aproximadamente 350mb.

           Cada episódio levaria 100~120 minutos com a minha conexão para baixar (isso num dia de sorte). Os servidores, onde os vídeos estão armazenados necessitam de conta Premium para downloads simultâneos, fora os Captcha! Então teria que monitorar o PC para baixá-los. Encontrei em torrent também, mas na taxa de transferência de 25 Kb/s o download de 60 DVDs é impraticável. Vamos a alguns dados:



10 temporadas = 60 DVDs
01 DVD = 4,7 Gb
1 DVD Dual = 8,5 Gb
60 DVDs = 282 Gb
60 DVDs Dual = 510 Gb
1 Gb = 1.048.576 Kb
1 Hora = 3600 Segundos

          Logo o tamanho do download fica entre 295.698.432 Kb e 534.773.760 Kb. Numa utopia de download torrent à 100kbps o tempo fica entre 2.956.984,32 e 5.347.737,6 segundos, ou seja, 821,39 ou 1485,48 horas. Algo em torno de 34 ou 61 dias respectivamente. Soma-se a isso as horas pra você gravar os DVDs umas 72 horas ininterruptas para gravar sem perda de qualidade.
Você tem coragem de deixar teu computador baixando os arquivos, consumindo energia elétrica, ocupando toda a sua conexão por dois meses seguidos? Gastando mais 60~240 reais em DVDs virgem?
Eu não. Eu prefiro gastar R$ 400,00 com a compra das dez temporadas. Cada uma a R$ 39,00 no submarino. Cerca de R$ 1,80 por episodio de 45 minutos. Bons por sinal vide vídeo.




Você pode dizer que está caro. Porém, dois meses de internet dedicada ao download são R$ 180,00 somados a R$ 100,00 em Mídia e  energia elétrica chegamos a R$ 300,00 no mínimo. Você ainda me diz sai R$ 100,00 mais caro. Calcule o seu tempo gasto monitorando e baixando. Quanto vale seu tempo?
Esses valores são baseados nas melhores estimativas. A net pode perder a velocidade ou cair, o download falhar, a luz acabar, as gravações podem dar erro, os arquivos podem ser retirados do servidor, se eu comprar o que pode acontecer? O frete atrasar um ou dois dias.
Sem falar que é mais gratificante saber que está incentivando mais produções do gênero, saber que não esta cometendo crime afinal pirataria o é, saber que não vai se incomodar para assistir, fora os extras e afins.

Peço agora, vale a pena baixar?

          Eu admito baixo e baixo muito desde álbuns a filmes, eu acho útil, pois se não baixasse talvez não conhecesse bandas ou séries.
          Acho o download válido com o intuito de conhecer, baixe um ou dois episódios ou musicas, mas o álbum e a temporada compre se você gostar. 


E por falar em piratas segue um vídeo da única banda de pirate metal  do mundo.

E um Wallpaper (clique para ampliar)




Nenhum comentário:

Postar um comentário